CONSULTA DE PROCESSOS

Entenda como a nova lei torna mais justa a tarifa de iluminação pública para os cachoeirenses.

No último dia 20 de dezembro, os vereadores aprovaram o Projeto de lei encaminhado pelo gabinete do prefeito, que altera parte do Código Tributário de Cachoeiras de 2007, e apresenta uma tabela mais justa de pagamento do Custeio do Serviço de Iluminação Pública – Cosip.
A proposta foi motivada pelo déficit em torno de R$ 1,3 milhões por ano, o que obriga o prefeito retirar de outras fontes de pagamento o custeio do serviço de iluminação pública.
Dentro desse custo está inserido o pagamento da energia utilizada pela municipalidade nas vias públicas, excluindo-se os prédios públicos, além de manutenção com fios, lampadas, reatores entre outros. Hoje, em Cachoeiras, são mais de 8 mil pontos de iluminação.
Outro motivo foi a equidade para pagamento, anteriormente, todas as residências pagavam uma taxa única de R$ 10,90 de iluminação, o que era injusto em se tratando de lugares com maior prestação do serviço e outros com menos.
A nova lei também prevê a expansão da rede de iluminação pública para 12 mil pontos, o que representa um aumento do serviço em 50%, além de toda modernização da rede, substituição das lampadas de maior consumo, por lampadas de LED, garantindo uma redução do custo de energia e viabilizando a implantação de câmeras de vigilância no município, garantindo maior segurança aos munícipes.
O prefeito Mauro Soares também destacou a necessidade de ajustar os valores, levando em consideração o consumo das famílias, além disso, o custo da taxa para a zona Rural, onde o serviço é menor, terá uma redução considerável na taxa. - Atualmente todos pagam um único valor residencial, não importa se essa família tem poucos recursos ou se mora em local com menor iluminação, o valor é de R$ 10,90; com a nova lei, oito mil famílias de Cachoeiras pagarão um valor menor, isso representa quase a metade dos cachoeirenses. Quem mora nos lugares com maior iluminação e com com maior consumo, terá um reajuste, pagará um pouco mais. Quero deixar claro para a população que quem consome mais, pagara um pouco mais, não podemos ser injustos com quem consome menos. A nova lei ira socializar melhor os recursos, fazendo também justiça aos menos favorecidos – alertou Mauro Soares

Comunicação Oficial.
post: 07/01/2018