CONSULTA DE PROCESSOS

Educação Especial

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
        O Atendimento Educacional Especializado (AEE) busca superar a perspectiva de processos educacionais que levem à execução, primando pela educação especial e inclusiva através da organização de espaços educacionais que auxiliem o desenvolvimento dos alunos com deficiência em turno inverso ao da escolarização, contribuindo efetivamente para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
         O município possui 10 salas de recursos multifuncionais para o atendimento dos alunos considerados público-alvo da educação especial que são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA- Educação de Jovens e Adultos. Além do atendimento à 4 classes especiais, sendo uma turma, manhã, duas à tarde e uma à noite na Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada à rua Osvaldir Vicente Siqueira

As salas de Recursos funcionam nas seguintes escolas:

E.M.RIO DAS PEDRAS - 1 sala – Localizada na Estrada Niterói- Friburgo- Km 12,5

E.M.SÃO FRANCISCO DE ASSIS - 2 salas _ Localizada a rua Osvaldir Vicente Siqueira

C.M.ALBERTO MONTEIRO BARBOSA - 2 salas – Rua Osvaldo Aranha, 275- Campo do Prado

E.E.M JAPUIBA – 2 salas – Rua Coronel Bastos – Centro- Japuíba

E. E. M. JOSE LAURINDO DE OLIVEIRA - 2 salas _ Localizada a Rua Castro Alves – Papucaia- Cachoeiras de Macacu

E.E.M. ERNESTINA FERREIRA CAMPOS – 1 sala _Localizada no Guapiaçu- Subaio Cachoeiras de Macacu

O CREEM- Centro de Recursos Educacional Especializado, localizado na Avenida Governador Alberto Silveira, oferece atendimento pedagógico, psicopedagógico, psicomotricista, fonoaudiólogo, psicológico e fisioterapia.

Magda Rocha Tibúrcio
Secretária de Educação